A empresa Cronobandeira foi constituída em 1996, a convite da TAG Heuer, para representação em Portugal dos seus equipamentos de cronometragem.
Em 1988, os sócios da Cronobandeira iniciaram o seu percurso profissional, com processamento de resultados de provas desportivas. Com a entrada neste mercado, em 1992 surge a oportunidade de execução de serviços de cronometragem. Ao longo deste percurso, a Cronobandeira permaneceu ligada à cronometragem e processamento de resultados de provas de Enduro e Todo-o-Terreno.
Como reconhecimento pelo trabalho e profissionalismo desenvolvido nesta área, em 1999, a Federação Nacional de Motociclismo escolhe a Cronobandeira como parceira na realização dos Internacional Six Days of Enduro (cronometragem e processamento de resultados). Em 2000 processa os resultados na mesma prova, ISDE, em Espanha. (Granada).
Até à actualidade a Cronobandeira tem sido responsável pelos serviços de cronometragem e processamento de resultados das várias etapas do Campeonato do Mundo de Enduro. Aliadas às inerentes responsabilidades que a crescente projecção acarreta surgem os reconhecimentos que os júris internacionais tecem ao trabalho desenvolvido, na introdução de novas perspectivas, inovação e qualidade, principalmente, ao profissionalismo demonstrado.
As diferentes organizações de eventos desportivos requisitam os serviços de cronometragem profissional, como incremento de um serviço de qualidade que pretendem prestar aos seus clientes e a crescente procura promove a actividade da empresa, alargando o seu âmbito a outros desportos motorizados e não motorizados, como o Rali Vinho da Madeira, o SATA Rally Açores, a Volta à Madeira – Classic Rallye e Rallye de Portugal.
A função da Cronobandeira nos mencionados eventos passa pela formação dos cronometristas, gestão e manutenção do equipamento de cronometragem e a cronometragem de provas especiais com características ‘diferentes’ e/ou de grande exposição mediática.
A presença nas provas organizadas pelo “Clube Aventura” agora incluído no “ACP Motorsport” tem sido uma constante ao longo dos anos.
Após a presença no início das competições de BTT (DownHill e Cross Country) em Portugal onde efectuou a cronometragem e processamento de resultados durante vários anos a empresa sempre esteve presente na principal prova internacional de DownHill realizada em Portugal, o Lisboa DownTown. Este ano voltou a entrar em força nestes campeonatos como cronometragem oficial do Campeonato Nacional de DownHill Urbano e do“Troféu DHX Vodafone 2008, entre muitas outras provas extra campeonato.
Fora o mundo da competição, a Cronobandeira efectua também com regularidade cronometragens e processamento de resultados em apresentações e eventos de marcas, como a cronometragem nas apresentações da Peugeot e Opel e eventos publicitários da Vodafone.
Em 2008, a TAG Heuer projecta a empresa a nível internacional com a sugestão de formação de cronometristas, gestão e manutenção de equipamentos de cronometragem no Rally da Indonésia – 3ª etapa do National Rally Championship e 5ª etapa do Asia Pacific Rally Championship.
Paralelamente à actuação no mundo desportivo, são testados e implementados novos processos que pretendem dar resposta às necessidades colhidas em consonância com a experiência em terreno com diagnósticos adequados às diferentes realidades.
A introdução de novos equipamentos e sistemas de gestão informática constituem uma fonte de inovação, garantindo ás organizações uma maior segurança, e fiabilidade que permite transmitir aos seus participantes confiança e credibilidade.
Recentemente (2007) a empresa decide colmatar uma necessidade das organizações com o desenvolvimento de um sistema de comunicações que permite a ligação dos cronómetros TAG Heuer a um servidor instalado no centro de processamento de resultados, eliminando do terreno PC’s e outros dispositivos de difícil manuseamento. Este sistema foi inaugurado no Rally Transibérico 2008 com um sucesso pleno e marca também presença no “PAX Rally” incluído na nova competição Dakar series.
Para atingir os elevados níveis de qualidade e fiabilidade, a Cronobandeira recorre aos mais modernos equipamentos de cronometragem da TAG Heuer.
A utilização em circuitos não permanentes dos sistemas de cronometragem por transponders é também um factor que traz à empresa um elevado know how com adaptação às mais variadas condições de instalação e utilização.
A Cronobandeira possui nos seus quadros recursos humanos com 20 anos de experiência em vários desportos e com os mais variados requisitos.
A experiência adquirida dos colaboradores da empresa, ao longo de todo este percurso multifacetado constitui uma garantia inigualável para as organizações que pretendem assegurar fiabilidade e qualidade da cronometragem, aos seus participantes.
Nesta empresa colaboram várias pessoas em part-time com formação em áreas tão distintas como a informática, gestão, secretariado e outras.
O facto de a Cronobandeira possuir vasta experiência em desportos de várias áreas, um quadro amplo e diversificado garante aos organizadores de eventos a melhor relação qualidade/fiabilidade/preço disponível no mercado actual.
Nova gama de produtos 'TAG Heuer by Chronelec'.
Os transponders TAG Heuer by Chronelec podem ser usados em quase todos os desportos. Deste o atletismo, duatlo, triatlo, btt, ciclismo, karts, kart cross, rally cross, todo-o-terreno (auto e moto), enduro, motocross, rampas, velocidade, resistências, etc, as possibilidades de uso deste sistema são virtualmente ilimitadas.